IPB: História e Identidade
Curadoria dos Museus da IPB

Concílios superiores

A primeira foto abaixo é a mais antiga que se conhece de um concílio presbiteriano no Brasil (1885). A do meio documenta a criação do Sínodo e o surgimento da IPB como denominação distinta das igrejas mães americanas (1888). A terceira registra a organização da Assembleia Geral (1910), atual Supremo Concílio.

Os personagens da primeira foto são os seguintes. Assentados a partir da esquerda: Revs. João Ribeiro de Carvalho Braga, Robert Lenington, Alexander Blackford, George Chamberlain, Antônio Trajano e George Landes. Em pé a partir da esquerda: Antônio Gomes da Silva Rodrigues (candidato ao ministério), Revs. Caetano Nogueira Júnior, John M. Kyle, Donald McLaren, Modesto Carvalhosa, Eduardo Carlos Pereira, Miguel Torres, John B. Howell, Pb. Francisco de Paula Rodrigues (Lençóis), Pb. Manoel da Costa (São Paulo) e Pb. José Rodrigues de Carvalho (Faxina/Itapeva). No púlpito, Rev. Zacarias de Miranda, pastor da igreja de Sorocaba. (Ver V. T. Lessa, Anais da 1ª IP de São Paulo, 2ª ed., 2010, p. 220-222).

Jubileu Presbiteriano – cinquentenário da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (1862-1912). Na frente, à direita, de pernas cruzadas, está o missionário Rev. Alva Hardie.
Assembleia Geral de 1924, em Recife. Na frente, a partir da esquerda, estão os Revs. Cícero Siqueira (em pé), João Pereira Garcia, Herculano de Gouvêa Jr., Erasmo Braga (moderador), Jerônimo Gueiros, Agostinho Piquet Carvalhosa e Natanael Cortez (em pé). Atrás deste está o Rev. Antônio Almeida.
Assembleia Geral de 1930, no Rio de Janeiro, mostrando a “Catedral” em construção (foto de 17.02.1930). Sentados no nível mais baixo estão, a partir da esquerda, Pb. Jordano Paulo da Silveira, Rev. José Borges dos Santos Jr., Rev. Coriolano de Assumpção, Rev. Galdino Moreira, Rev. Jorge Thompson Goulart e Pb. Carlos José Rodrigues (tesoureiro).
Compartilhe esse material:
Print
Email
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress