IPB: História e Identidade
Curadoria dos Museus da IPB

Documento oficial mais antigo do presbiterianismo americano

As atas do presbitério original, depois denominado Presbitério de Filadélfia, que foi organizado em 1706 sob a liderança do Rev. Francis Makemie, são o mais antigo documento oficial do presbiterianismo dos Estados Unidos. (Veja abaixo a tradução da primeira página preservada; infelizmente as anteriores se perderam.) Nessa página inicial sobrevivente existem alguns tópicos de alto valor histórico : (a) os procedimentos para a ordenação de John Boyd, primeiro pastor presbiteriano ordenado na América do Norte; (b) as referências ao Rev. Samuel Davies, que, apesar da reprimenda que recebeu, foi notável evangelista pioneiro; (c) a menção das pregações de dois pastores, “para exercício e edificação”, que tiveram de ser aprovadas pelo concílio; (d) a referência aos crentes de Snow Hill, em Maryland, uma das mais antigas igrejas presbiterianas das colônias inglesas, organizada por Mackemie em 1683, reunindo quatro grupos que começaram a se congregar em 1672. No final está o fac-símile do documento.

Atas do Presbitério, p. 3

[continuação da página anterior] … de Regimine Ecclesiae, que, sendo ouvido, foi aprovado e aceito. Ele também entregou sua Tese para ser considerada novamente na próxima sessão.

2ª Sessão, 27 de dezembro [1706]

Após as orações tomaram assento o Sr. Francis Makemie, moderador, Srs. Jedidiah Andrews, John Hampton, ministros. O Sr. John Boyd realizou as outras partes de suas provas, a saber, pregou um sermão popular sobre Jo 1.12, defendeu sua tese, deu satisfação quanto à sua habilidade nas línguas e respondeu a perguntas extemporâneas, todas as quais foram aprovadas e aceitas.

Sua ordenação foi marcada para o próximo Dia do Senhor, dia 29 do corrente, que foi regularmente realizada na Casa de Reuniões públicas deste lugar, diante de numerosa Assembleia. No dia seguinte ele recebeu o certificado da sua ordenação.

Em uma reunião do Presbitério realizada em Filadélfia, 24 de março de 1707.

Após as orações, tomaram assento os Srs. John Wilson, Jedidiah Andrews, Nathaniel Taylor, George Mcnish, ministros; Joseph Yard, William Smith, John Gardener, James Stoddard, presbíteros. Por pluralidade de votos o mestre John Wilson foi eleito moderador e o Sr. George Mcnish foi eleito secretário do Presbitério.

Neste dia foi apresentada uma carta enviada pelo Sr. Samuel Davies ao Presbitério. Sendo proposto por um dos membros que a carta pudesse ser lida, ela foi dessa maneira lida e considerada. As razões do Sr. Davies para escusar sua ausência desta e da reunião anterior do presbitério não foram aceitas pelo Presbitério.

Foi decidido que a próxima sessão do Presbitério seja realizada na terça-feira às quatro horas da tarde. O Sr. Francis Makemie e o Sr. John Wilson são nomeados para pregar na terça-feira sobre os assuntos designados para eles na última reunião do Presbitério, com base em Hb 1.1-2, para exercício e edificação.

25 de março, após as preces tomam assento o Sr. John Wilson etc.

Neste dia o Sr. Francis Makemie e o Sr. John Wilson apresentaram seus discursos conforme designado e foram aprovados pelo Presbitério. Foi decidido escrever e enviar uma carta ao Sr. Samuel Davies, em nome do Presbitério, pelo mestre John Wilson, insistindo que ele compareça a nossa próxima reunião neste lugar.

Foi determinado que as cartas enviadas pelas pessoas de Snow Hill, em Somerset, sejam lidas diante do Presbitério. As cartas foram dessa maneira [lidas e seu] conteúdo foi devidamente considerado pelo Presbitério… [folha seguinte].

Compartilhe esse material:
Print
Email
WhatsApp
Telegram
plugins premium WordPress